Pronampe, uma revolução no crédito para os pequenos negócios

Atualizado: Set 23

Dezessete bilhões em um mês de operação. Esta é a prova do sucesso estrondoso do Pronampe - Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, fruto de uma lei de minha autoria. O Pronampe é o primeiro crédito decente da história desse segmento.


Ter uma linha barata que operasse a longo prazo sempre foi o sonho dos pequenos negócios, que carregam a economia do país nas costas, mas sempre foram desprezados pelos “bancões”. O programa é também um grande desafio porque representa uma quebra de paradigma para o sistema financeiro, habituado a oferecer dinheiro caro, sem qualquer obrigação social.


Quando veio a pandemia, em março, vi ali a oportunidade para a aprovação de uma linha de crédito com taxa de juros equivalente a Selic + 1,25% ao ano, carência de oito meses, prazo de 36 meses para pagar e ainda um Fundo Garantidor do Tesouro Nacional, tirando os riscos dos bancos no empréstimo.


Desde a aprovação, é uma luta diuturna para que se cumpra o que diz a lei. Pressionamos, contestamos, articulamos, negociamos com a equipe econômica, com parlamentares, com as instituições financeiras, sempre contando com o apoio firme do presidente Bolsonaro.


Tivemos a parceria da Fampesc, Fecomércio, Sebrae e tantas entidades representativas dos empresários. E fomos derrubando o que travava o programa, conseguindo inclusive o fim da cobrança de taxas de aberturas de crédito e de vendas de seguros na contratação.


O Pronampe está só começando. É um recém-nascido que dá demonstrações incontestáveis do fôlego que tem para crescer forte e mudar a história do crédito aos pequenos no Brasil. O dinheiro não para no banco. E já conseguimos aprovar uma MP no Senado para injetar mais R$ 12 bi.


A nossa batalha com o Pronampe é socorrer o maior número de micro e pequenas empresas possível. A recuperação da economia passa por elas, que mexem com o emprego direto, enquanto as grandes, com o PIB. Cada empresa que se salva do fim, vale qualquer luta.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Procurando mais informações? Entre em contato.

Email:

Florianópolis:

Brasília:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Spotify