O poder transformador do voto

A vida de todas as pessoas pode sofrer mudanças por meio de um ‘simples’ voto, seja para o bem ou para o mal. Apesar de todos teoricamente saberem disso e a Constituição Federal apregoar que o poder emana do povo, essa importante ferramenta democrática, que é o voto, ainda pode evoluir muito.


A insistência de alguns eleitores em utilizar o voto como protesto, anulando a escolha ou fazendo-a de forma irresponsável se deve a diversos fatores, como a própria jovialidade da nossa democracia em seus pouco mais de 30 anos. Mas é preciso admitir também que a desatenção do eleitor tem a ver com a decepção, com a crescente falta de confiança na classe política. Passamos por dois impeachments de Presidentes da República e, agora, enfrentamos o primeiro processo de impedimento contra um governador catarinense, só para citar alguns exemplos. A Covid-19 nos mostrou a face cruel de uma roubalheira pandêmica, manchando o país de Norte a Sul.


Em relação à interrupção de mandatos, tenho uma posição muito clara: escolhas ruins para cargos públicos devem ser resolvidas com escolhas melhores nas eleições seguintes. É nas urnas que a verdadeira democracia deve fazer seus ajustes de rumo. Porém, quando gestores públicos cometem desvios graves, o processo de destituição é uma saída prevista na Carta Constitucional para abreviar os efeitos traumáticos de uma perda de mandato.

Ressalte-se, portanto, o poder do voto de mudar realidades. Em tempo de campanha eleitoral municipal, as propostas apresentadas pelos candidatos são sinais de como se darão os rumos nas nossas cidades na visão daqueles postulantes, a partir do próximo ano. Informe-se. De verdade. Veja o que aquele aspirante ao cargo público fez por sua região ou quais as bandeiras que defende.


O exercício da política é responsabilidade de todos - candidatos, políticos eleitos e eleitores. Não abra mão de varrer a politicagem para longe. E esqueça esta história de velha ou nova política, isso é uma grande baboseira. Defenda a política decente apenas, que tanta falta faz ao nosso país.


Pense no poder transformador que o voto concede a cada um de nós, eleitores.



3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Procurando mais informações? Entre em contato.

Email:

Florianópolis:

Brasília:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Spotify