Projeto de Jorginho Mello servirá de modelo para secretário de cultura Mário Frias

Senador também apresentou requerimento de verbas para instituições culturais como a Camerata Florianópolis

Jorginho em reunião com o secretário da cultura Mario Frias / Foto: Marcio Pissócaro

O senador por Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), levou na tarde desta segunda-feira (28), o projeto “Cem cópias, sem custo” para servir de modelo a secretaria especial da Cultura no desenvolvimento e estímulo da literatura nacional.


Aprovada na época em que Jorginho assumiu interinamente o Governo do Estado, em 2009, concede gratuitamente as primeiras cem cópias de obras feitas por autores catarinenses.


Durante a conversa, Frias destacou a importância do projeto e sinalizou que pretende replicá-lo nacionalmente.


- É um projeto incrível. A gente já vinha falando sobre isso há um tempo. Acho que é um projeto que precisa ser replicado no Brasil inteiro e que apoia a literatura e os nossos autores que são muito importantes – disse o secretário.

Além disso, Jorginho apresentou demandas de recursos para instituições culturais, como a Camerata de Florianópolis e a Liga das Escolas de Samba do Meio Oeste catarinense.


Cem Cópias, sem custo


O programa, instituído através da aprovação da Lei 15.019/09, é de autoria do senador Jorginho Mello quando deputado estadual. Tem como objetivo incentivar a produção literária e cultural catarinense através da publicação de obras artísticas ou acadêmicas a custo zero para o autor.


Para ter a obra publicada é preciso que o autor envie o trabalho ao Governo do Estado. Em seguida, a obra passa por um conselho editorial e, sendo aprovada, é encaminhada para diagramação, impressão e lançamento.


As cem primeiras cópias são sem despesas para o autor, mas na segunda tiragem de cem cópias ele tem um custo de 20% do valor orçado. Na terceira, o custo de 30% e assim por diante até atingir dez tiragens.

16 visualizações

Procurando mais informações? Entre em contato.

Email:

Florianópolis:

Brasília:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Spotify